Gravatal é uma pequena cidade, distante aproximadamente 160 Km ao sul de Florianópolis, a Capital do Estado de Santa Catarina. É conhecida por suas águas termais e beleza natural, propiciando um ambiente acolhedor para qualquer proposta de integração humana.
Por esse motivo, foi o local escolhido pela Rede Biodanza Brasil para a realização do Festival de Biodanza, na modalidade presencial, após o período pandêmico. A Rede é uma associação civil, juridicamente constituída, sem fins lucrativos, composta por diretores de Escolas de Biodanza, mas abrigando também, em seu quadro, uma categoria de sócios, que são normalmente alunos, ex-alunos dos cursos de formação e integrantes de Grupos de Biodanza, ligados às respectivas escolas.
O Cabanas Termas Hotel recebeu cerca de 150 participantes, sendo reservado exclusivamente para o evento, que ocorreu de 04 a 06 de agosto de 2023, em regime de imersão.
Girando em torno do tema central “NOVAS PROPOSTAS PARA UM MUNDO MAIS HUMANO”, foram organizadas três Mesas Redondas, coordenadas pelos diretores das escolas da Rede, Dalila Zotti, Elisa Gonsalves, Andrea Zattar, José Sobral, Simone Seixas, Teresa Lima e Myrthes Gonzales. Foram:1. Guetos, Tribos e Pertencimento; 2. Liberdade e Responsabilidade na Ótica Biocêntrica; 3. O Trânsito entre o Coletivo e o Singular, seguidas por suas subsequentes Vivências, no grande salão do Hotel, propiciando, nesta proposta estrutural, a oportunidade de experienciar os conteúdos teóricos apresentados. A piscina térmica coberta do Hotel também permitiu alguns encontros de Biodanza Aquática, muito disputados pelos participantes, conduzidos por Jailson Santana, José Sobral, Teresa Lima e Mauro Lima.
Ao final do segundo dia, em diversos espaços espalhados pelo Hotel, ocorreram comunicações individuais, tendo sido apresentados os seguintes temas: 1.Biodanza nas Instituições (Andrea Vasques e André Simoni); 2. A dança é o riso na linguagem do prazer: Biodanza, Palhaçaria e Yoga do Riso (Geny Aparecida Cantos); 3. Biodanza, Espiritualidade e Saúde da Mulher Adicta (Carmen Lúcia dos Santos); 4. Sondagem do Desconhecido em Biodanza: uma proposta de Rolando Toro (Fabricio Possebon); 5. Educação Emocional na Perspectiva Biocêntrica (Elisa Gonsalves); 6. Biodanza e Práticas Integrativas de Saúde (Constantino Rodrigues de Freitas). Encerrando o sábado, foram (re)lançadas as seguintes obras:
1. Biodanza, Espiritualidade e Saúde da Mulher Adicta. Carmen Lúcia dos Santos. João Pessoa: Libellus Editorial, 2022.Trata-se de uma Dissertação de Mestrado, defendida na Linha de Pesquisa “Espiritualidade e Saúde”, no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, UFPB, Paraíba, em que a autora analisa os efeitos positivos da Biodanza em um grupo de mulheres, em situação de alto risco, acolhidas pela Casa Betânia, em Maceió-AL.
2. A dança é o riso na linguagem do prazer: Biodanza, Palhaçaria e Yoga do Riso. Geny Aparecida Cantos. Amazon, 2023. Do prefácio, destacamos: “Todas as técnicas de Yoga do Riso e Biodanza e toda a ciência e história que a autora conta, tudo é precioso, divino e maravilhoso. Mas eu não consigo deixar de destacar (eis que pulula no meu coração), que mais do que o conteúdo técnico, o brilho deste livro está no irromper de verdade e liberdade manifestadas pela autora”.
3. A Cura Ancestral. Biodanza e Relações de Gênero. Volume I. Compreendendo as origens do patriarcado. Myrthes Gonzales. Porto Alegre: Evangraf, 2020. Diz a autora, na introdução: “... hoje posso definir as muitas propostas que envolvem a temática Biodanza e Gênero como um processo de cura ancestral, onde a integração de cada indivíduo passa por um cuidado com feridas históricas, que adquirem um viés geracional, mas que na realidade pertencem a nossa caminhada como humanidade. A proposta deste livro é trazer este tema em sua importância e profundidade”.
4. As Emoções. Volume I. Coleção Alfabetização Emocional. Elisa Gonsalves. João Pessoa: Libellus, 2019. Diz a autora na apresentação: “A partir de agora você vai entrar no universo das emoções e conhecer como elas afetam a sua vida. Quanto maior for o seu conhecimento das emoções mais chance você terá de gerar bem-estar para si próprio e para outras pessoas. ... Este livro é para ler, estudar, refletir e pintar.”
No encerramento, foi escolhida a cidade de João Pessoa para acolher o próximo Festival, em 2025, em data e local a serem divulgados oportunamente. A foto final dá a dimensão do evento, cabendo destacar a presença de alguns membros da ABRAÇA no grupo.
Relatou Fabricio Possebon
10 de outubro de 2023.
Em 06/11/2024